Castellers

Castellers

Aug 25

Qual a diferença entre essas duas imágens? A resposta é que a da esquerda é um castell feito em Mumbai, Índia e a da direita em Barcelona, Espanha.
Segundo “Salvat Català”, os “castells (castelos) são torres formada por homens montados um em cima das costas dos outros em um jogo acrobático. A origem dos castells parece que remonta a uma torre humana que se formava no final a festa ball de valencians. Os primeiros castells datam do final do século XVIII, nas zonas de Camp de Tarragona e do Penedès…
Mas na Índia, a origem é diferente, vem da celebração do Janmashtami, nascimento de Lord Krishna e inclue numerosas cerimônias como Raslila, Jhankis, etc. Os castells aqui são conhecidos como cerimônia do Dahi Handi, que é uma encenação dos esforços do Lord Krishna para roubar a manteiga de um pote de barro (Matka) pendurado no teto.
A celebração é feita no segundo dia do Janmashtami. Um pote de barro contendo uma mixtura de leite, frutas secas e ghee (manteiga clarificada) é pindurada numa corda numa altura de 6 a 9 metros. Moedas prateadas são colocadas ao longo da corda que é distribuida como prêmio aos ganhadores que conseguem quebrar o pote. Os devotos do Lord Krishna acreditam que quebrando o pote de barro, afastam os ratos e energias negativas das suas casas.
Dahi Handi é celebrada com fervor especialmente nas cidades de Mathura – Vrindavan, Dwarka e Mumbai (onde grupos de jóvens saem cantando e gritando Govinda Ala Re Ala (Aqui vem Govinda ou Krishna).
Dois países unidos por uma mesma tradição com origens diferentes. Segundo Jitendra Awhad, presidente do Sangharsh em Mumbai, um grupo de 78 espanhóis virão à Thane para competir contra os times locais. No ano passado, eles também foram convidados à esta celebração, além de enviar um time indiano à Espanha.
Este ano os grupos competem pelo prêmio de Rs. 21 lakhs (210.000,00 rupias), equivalente à uns 7.810,87 reais.

Leave a Reply