20 anos de Photoshop!

20 anos de Photoshop!

Feb 26


No dia 19 de fevereiro deste ano Adobe Photoshop fez 20 anos! Vinte anos fazendo a vida dos desenhadores gráficos mais fácil e mais divertida. Hoje em dia existem outras ferramentas no mercado, mas devido aos anos de experiência e milhões de usuários acostumados a usar esse programa, o Photoshop leva vantagem.

O começo
Em 1987 Thomas Knoll, um estudante PHD de engenharía, desenvolveu um programa de representação de píxels chamado Display. Era um programa simples que mostrava imágens em preto e branco. Mas a diante, com a colaboração do seu irmão John Knoll, os dois começaram a adicionar funções que tornaram possível o processamento de imágens digitais. Finalmente o programa chamou a atenção de pessoas com influência no setor e em 1988 Adobe comprou os direitos desse software, mudando o nome para Photoshop e passou a ser comercializado pela primeira vez em 1990.

“Há vinte anos atrás, Adobe disse que venderia 500 cópias do Photoshop ao mês”, afirmou Thomas Knoll, “podemos dizer que superamos amplamente estas projeções. É impressionante pensar que milhões de pessoas usam este software hoje em dia. Nós sabíamos que tinhamos uma tecnología inovadora e revolucionária, mas nunca imaginamos o grande impacto que tería nas imágens que vemos a nossa volta. A habilidade de colocar alguém dentro de uma imágem foi o começo da magia do Photoshop”.

Durante esses 20 anos de história, Photoshop revolucionou a maneira que manipulamos imágens digitais, e aqui vão dois exemplos dessa evolução:
– As capas foram introduzidas na versão 3.0, proporcionando a habilidade de criar composições complexas de uma maneira mais fácil.
— O pincel corretor, foi introduzido na versão 7.0 e permitiu o retoque de imágens eliminando imperfeições e ao mesmo tempo mantendo a lumionosidade e textura da imágem.

Para saber mais, leia do artigo do MacLife.

Ou veja esta entrevista com Thomas Knoll:

Leave a Reply